CONSTRUINDO O SOM: SINGULAR

(Informações, singularidade, missão, continuidade, expectativas de futuro).

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E INFORMAÇÕES

Embora denominado como Ateliê Construindo O Som, não há um Ateliê enquanto equipe de trabalho, funções divididas entre diversos profissionais dando conta da produção e venda dos instrumentos que levam a assinatura “Construindo O Som” (Marca Registrada).

Não há prateleiras cheias de instrumentos finalizados, nem estoque de produtos à pronta-entrega, ou loja física.

MISSÃO

Existe, sim, um espaço de pesquisa e realização, voltado para inúmeros aspectos da formação musical, gerenciado por um trabalhador da arte que traz o feedback das suas experiências e competências de mais de 40 anos, incluindo um currículo que revela a preparação profissional formal para esta missão (Composição, execução de instrumentos, regência, pedagogia musical).

Importante destacar que não existe ainda um campo de estudo/formação acadêmica que possa nortear o caminho para chegar aonde o músico chegou, graças a sua própria iniciativa, muito esforço pessoal e, sobretudo, graças a longo aprendizado com diferentes mestres artesãos via conhecimento informal em interações presenciais ou virtuais.
(Os cursos oficiais de Luteria ainda estão voltados para os instrumentos tradicionais, e principalmente da música erudita).

SINGULAR

Trata-se, portanto, de uma proposta singular, no sentido literal, desde quando Roberto Luis Castro consolidou sua tarefa de confecção de instrumentos sonoros, criando as condições para manter uma produtividade em pequena escala, entregando pedidos geralmente sob encomenda.

A experiência construtiva não se limita aos itens do portfólio e catálogo da loja virtual do Ateliê.

Todas as etapas do trabalho são administradas pessoalmente por Roberto.

CONTINUIDADE, EXPECTATIVAS DE FUTURO

A próxima etapa dessa aventura, de uma vida dedicada à Música, será acolher e preparar indivíduos que possam se tornar continuadores competentes dessa obra, guardando o conhecimento sistematizado e transformando-o em novas realizações sonoras.

Para tanto, o Ateliê e seu dinamizador estão preparados, só dependendo do interesse e patrocínio de pessoas/entidades afinadas com esse objetivo.

Esperamos em breve poder ministrar cursos/oficinas voltados para jovens aprendizes, como também para educadores e terapeutas que considerem a importância do uso de recursos sonoros e musicais na consecução de seus objetivos, alcançando o poder da música através das suas práticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.