Depoimentos

Os depoimentos, relatos e comentários transcritos a seguir, foram produzidos espontaneamente por seus autores ao longo de vários anos e aqui publicados com o consentimento dos mesmos.
Os depoimentos seguem o critério de ordem alfabética por nome das pessoas. Já os comentários curtos, podem seguir uma sequência cronológica, sendo que em ambos os casos, não estabeleço nenhuma prioridade em relação a essa ou aquela pessoa, nem maior ou menor visibilidade.
Agradeço a todos(as) que fizeram referências ao meu despretensioso trabalho, as quais considero gentis e bastante sinceras.

BRASILENA TRINDADE
(Doutora em Educação Musical)

CONSTRUINDO O SOM…

…”o compositor e educador musical Roberto Luis Castro, vem atuando desde 1979 como construtor de instrumentos – alternativos, convencionais, e convencionais adaptados – no processo de educação musical e na musicoterapia. Em 1987 publicou o álbum-catálogo “Construindo o Som”, com ilustrações do autor, que constitui uma amostra significativa dos objetos sonoros produzidos por ele no período de 1979 a 1987. São mais de 50 exemplos de instrumentos musicais que podem ser construídos no processo da educação musical. Roberto comercializa seus instrumentos por todo o Brasil, divulgando também a prática da construção em paralelo com o ensino musical. Atualmente ele está se dedicando à pesquisa e construção de xilofones e marimbas, para atender às solicitações oriundas dos músicos, educadores e musicoterapeutas. Roberto vem ministrando inúmeras palestras, cursos, workshops, em eventos educacionais, sociais e recreativos para músicos, educandos e educadores musicais, pedagogos, e jovens educandos em geral”…

CARMEN METTIG ROCHA
(Educadora Musical)

Carmen Mettig - Foto: Waldemar FreitasCarmen Mettig – Foto: Waldemar Freitas

“O Instituto de Educação Musical – IEM, já há muitos anos utiliza o material sonoro do Professor Roberto Luis Castro. É um trabalho cuidadoso na afinação e muito diversificado.

kit_interv_249
Lançamento do Kit de Intervalos.
I Encontro de Vivências Musicais -1990.

Dentre tantas opções, destacamos o kit intervalar, os pequenos xilos pentatônicos, os jogos de sinos, os metalofones de 1/4 de tom, sempre primando pela qualidade sonora. Vale a pena conferir!”

FLÁVIA FONTANA
(Professora de Musicalização Infantil)

“Parabéns!! São os melhores instrumentos, perfeitos em acabamento e sons.

Utilizo muito nas minhas aulas e as crianças amam.”

GISELI LINHARES
(Educadora musical)

“Tive o privilégio de conhecer boa parte do material do Ateliê Construindo o Som através de um curso que realizei na Bahia com a professora Carmen Mettig Rocha. Foi um dos cursos que mais me marcaram, pois dentre outras coisas, tive a oportunidade de manusear praticamente todo o material que Roberto Luis confeccionou especialmente para uso da professora Carmen. Uma das primeiras coisas que fiz quando retornei à minha cidade foi providenciar a aquisição dos metalofones cromáticos de duas oitavas, que hoje fazem parte das minhas aulas.

Utilizo com as crianças e também com adolescentes. Eles amam. Excelente investimento. O produto, além de ter um som incrível, – o que para mim é fundamental, é bem acabado e o Roberto ainda me forneceu muitas baquetas de cortesia!”

JACQUES CHAPUIS †
(Fundador da Associação Internacional de Educação Musical Willems – AIEM)

env_chapuis_314Carta enviada por Jacques Chapuis a Roberto Luis Castro, após receber como presente da professora Carmen Rocha um exemplar do Kit de Intervalos desenvolvido por Roberto.
carta_chapuis_780Clique para ler

KÁTIA CUCCHI
(Mestra em Educação Musical)

“Há muito tempo conheço a trabalho de Roberto, desde minha primeira graduação e sempre admirei sua profissionalidade, competência e pontualidade na entrega do seu produto.

Utilizo seus instrumentos aqui no Instituto de Cegos da Bahia, nas aulas de iniciação musical. Os meninos adoram e tocam com muito prazer. Tenho alunos cegos e com baixa visão, mas isto não impede que eles toquem com exatidão. Fico muito feliz que tenhamos um profissional de excelência em nosso meio musical.”

LEONARDO CUNHA
(Musicoterapeuta)

“Oi Rita,

Fiquei feliz com a lembrança de Roberto Luis Castro pelo seu e-mail. Queria acrescentar que Roberto aperfeiçoou muito de seus instrumentos pelo feedback dado pelos musicoterapeutas e as necessidades especiais que alguns clientes exigem. Queria destacar seus Tambores de Fenda e as Marimbas, que têm uma afinação muito boa e durabilidade.
Roberto também constrói uma série de idiofones que não estão no Catálogo da sua home page. É possível também, sabendo negociar, se organizar em grupo para uma compra e obter desconto. Beijos,
Leonardo Cunha”

RITA DULTRA
(Musicoterapeuta e Educadora Musical)

rita_dultra

“Caros amigos,
Hoje estive no Hotel Tropical da Bahia onde durante toda esta semana aconteceu o Congresso Internacional Edgar Willems. Tudo muito organizado e com muitas pessoas participando.Visitei a exposição de instrumentos e, para minha grande alegria e tranquilidade, encontrei com Roberto Luis Castro – músico graduado de forma bastante qualificada e que já está perto de completar 30 anos de dedicação na construção de instrumentos musicais.
Quero destacar no trabalho de Roberto Luis Castro a seriedade, a responsabilidade, a dedicação criteriosa, a pesquisa pela qualidade dos sons dos instrumentos por ele criados e/ou fabricados além de uma primorosa estética. Hoje no evento encontrei até uma linda ‘ Marimba”. Que maravilha! Toda esta competência nesta valiosa produção instrumental tem possibilitado que Educadores Musicais, Músicos, Musicoterapeutas e amantes da Música em geral, tenham condições de levar adiante seus trabalhos, adquirindo através de Roberto Luis estas maravilhosas fontes sonoras.Vale a pena visitar o endereço abaixo, adquirir e divulgar o trabalho eficiente e totalmente válido para todos que estão no campo da Música.
Visite: www.construindoosom.com.br
Entre em contato com Roberto através do e-mail [[email protected]]
Observação especial: vários instrumentos valiosos para o consultório dos musicoterapeutas e arteterapeutas!
Parabéns, Roberto, pela sua dedicação, pelo seu compromisso, pela sua competência e seriedade.
Aguardo o retorno de vocês,
Rita Dultra”

SIMONE CATHALÁ
(Diretora do Cathalá Instituto de Música – Vitória da Conquista)

“Nós do Cathalá Instituto de Música temos o prazer em investir nos instrumentos produzidos por Roberto Luis Castro, pois são de excelente qualidade.
Os instrumentos possuem uma sonoridade maravilhosa e por isso enriquecem nossas aulas. Além disso nossos alunos ficam entusiasmados ao tocá-los.
Entre os materiais que adquirimos do Ateliê Construindo o Som, destacamos os Metalofones Cromáticos MC-25T, que são os mais queridos por nossos alunos e podem ser utilizados por todas as faixas etárias, desde as turmas de Musicalização para Bebês até a Prática Instrumental em Conjunto para adultos.”

VANILDA FIGUEIRA DE OLIVEIRA FREITAS
(Diretora do Conservatório de Música de Vitória da Conquista)

“O Conservatório de Música de Vitória da Conquista tem sido grandemente beneficiado com os instrumentos musicais produzidos por Roberto Luis Castro. Vale a pena investir nos seus materiais, que são resultado do lindo trabalho desenvolvido por Roberto. Meus alunos amam o instrumental adquirido por nós no seu Ateliê Construindo o Som. São instrumentos afinadíssimos, que embelezam a execução musical e agradam a todos aqueles que têm a oportunidade de ouvir. Parabéns, Roberto, Mestre e Músico por excelência.”

ZÉ LIVERA
(Músico, Arte-educador)

“Fantástico trabalho do Roberto! Instrumentos impecáveis em acabamento e sonoridade. Sou fã do seu trabalho!

Atuando na Casa da Infância (Salvador-BA), Zé Livera é um dos muitos educadores que adotam nas aulas os instrumentos do Ateliê Construindo o Som.

BREVES COMENTÁRIOS

“Pense em instrumentos de alta qualidade… são esses aqui, oh!!! Sou fã de Roberto Luis Castro, fera!!!”
Marco Veloso (músico, educador)

“É Robertinho Castro, não é qualquer um… Estudioso e militante das artes, técnicas e culturas de minha geração… O profundo respeito e reconhecimento de seu irmão contemporâneo… Godi.”
Antonio Jorge Godi (acadêmico, ator, escritor)

“Muito bem feito, o som cristalino e afinação precisa!”
Leví Pereira (músico)

“Para quem entende de qualidade, eu recomendo!”
Luis Gutierrez (músico)

“Sempre falo dos seus instrumentos em minhas oficinas.
Realmente é referência, sobretudo os de tecla (barras e lâminas). São os melhores que tenho!!!”
Simone Lima (educadora musical)

“Só instrumento top. Tudo da melhor qualidade.”
Daniele Fischer (terapeuta holística, educadora musical)

“Eu tenho e aprovei!… e já fez sucesso com minhas crianças!…
Luthier de primeira linha com ótima qualidade!…
Construtor de instrumentos constrói. Você pensa, cria e executa.”
Rodrigues Filho (maestro, musicoterapeuta)

“Querido Roberto! obrigada! Muito satisfeita com o material que adquiri com você! Desde o momento da compra até a entrega. Acabamento e o som incrível! E o melhor, os alunos amam!!”
Giseli Linhares (educadora musical)

“Aaaammooo seus instrumentos musicais!!!”
Alexandra Magalhães (musicoterapeuta)

“Muito obrigado! Trabalho muito delicado e com qualidade!”
Marcio Buzelin (musico)

“Chegaram meus instrumentos novos. Direto da Bahia, super afinados e bem trabalhados por Roberto Luis Castro.”
Jandira Diniz (educadora musical)

“Muito bom meu amigo, sei do seu trabalho e do desprendimento que aciona a níveis sensíveis e sutis para o seu trabalho musical em favor do próximo!”
Lia Spósito (atriz, educadora)

AVALIANDO O ATELIÊ CONSTRUINDO O SOM:

“Excelente por demais!!!
Aproveito aqui para parabenizar ao Roberto Luís Castro, grande mestre luthier e construtor de instrumentos, pela produção de objetos sonoros tão precisos e de alta qualidade. Só tem  preciosidade! Recomendo muitíssimo!”
Rodrigo Lacerda (arte educador, músico, gestor da Cia.Caixinha de Música)

“Muito importante ter um espaço de trocas e aprendizados! Como professora de música estou satisfeita.”
Hendy Anna Oliveira (educadora musical)

MAIS COMENTÁRIOS:

http://www.construindoosom.com.br/comentarios-de-clientes.htm

3 comments on “Depoimentos

  1. Tive o privilégio de conhecer boa parte do material do Ateliê Construindo o Som através de um curso que realizei na Bahia com a professora Carmen Mettig Rocha. Foi um dos cursos que mais me marcaram, pois dentre outras coisas, tive a oportunidade de manusear praticamente todo material que Roberto Luis confeccionou especialmente para uso da professora Carmen. Uma das primeiras coisas que fiz quando retornei à minha cidade foi providenciar a aquisição dos metalofones cromáticos de duas oitavas, que hoje fazem parte das minhas aulas.
    Utilizo com as crianças e também com adolescentes. Eles amam. Excelente investimento. O produto, além de ter um som incrível, – o que para mim é fundamental, é bem acabado e o Roberto ainda me forneceu muitas baquetas de cortesia!

  2. Há muito tempo conheço a trabalho de Roberto, desde minha primeira graduação e sempre admirei sua profissionalidade, competência e pontualidade na entrega do seu produto. Utilizo seus instrumentos aqui no Instituto de Cegos da Bahia, nas aulas de iniciação musical. Os meninos adoram e tocam com muito prazer. Tenho alunos cegos e com baixa visão, mas isto não impede que eles toquem com exatidão. Fico muito feliz que tenhamos um profissional de excelência em nosso meio musical.

    • Muito grato, Kátia Cucchi. Eu acho muito lindo esse seu trabalho de educação musical com os deficientes visuais, além de muito nobre. Parabéns! Feliz em poder somar nesta parceria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.