Workshops com Estudantes da Universidade de Syracuse

2006: Programa de intercâmbio cultural dos estudantes da Universidade de Syracuse, através do projeto “Oficina Coral”, mediado pela Profª Dr. Elisa Dekaney  e pelo Profº Dr. Eduardo Lakshewitz.

Em março de 2006 um grupo de alunos da Universidade de Syracuse, acompanhados por Eduardo Lakshevitz (Oficina Coral – RJ), realizou uma visita  ao Ateliê Construindo o Som, participando de um rápido workshop. Nessa época, o galpão do ateliê ainda se encontrava em obras, mas os professores e estudantes ficaram extasiados com a demonstração dos instrumentos, do maquinário, e com  a improvisação coletiva experimentada.

syracuse-map

 

syracuse_2006_site

“Cultural exchange

Acreditamos ser a linguagem musical um poderoso instrumento de educação e crescimento pessoal, e também uma ferramenta para promoção da realização coletiva. Através da mágica combinação de música e poesia, ajudamos a construir o caminho para um mundo onde poderemos derrubar muros, apagar fronteiras e ver as diferenças sempre respeitadas.
Motivados por essa idéia, viabilizamos intercâmbios entre grupos corais de jovens brasileiros e estrangeiros, bem como organizamos tournées e festivais de música em diversas salas de concertos, escolas e igrejas do Brasil. Ao mesmo tempo em que abrimos espaço para jovens cantores realizarem apresentações que ficarão para sempre marcadas em sua memória, oferecemos ao público a oportunidade de apreciar música vocal de várias origens, épocas e estilos.”

syracuse_foto02
Alunos da Universidade de Syracuse em visita à oficina Construindo o Som, com o Professor Roberto Luis Castro (Salvador)
syracuse_foto03
Professor Roberto Luis Castro

Em 2008 uma nova turma de 20 alunos da mesma universidade veio ao Brasil. O grupo, que esteve em Salvador no período dos dias 08 a 12 de março, realizou uma nova visita ao Ateliê, exatamente no dia 09, numa manhã de muito calor em Salvador.  Mas todos saíram mais uma vez muito contentes por conhecer e tocar alguns dos instrumentos artesanais produzidos no Ateliê.

syracuse2008-1

syracuse2008-3

syracuse2008-4

Ao fundo, de camisa azul-escuro, o músico Josh Dekaney, que ficou muito interessado nos instrumentos de percussão da Bahia.

syracuse2008-2

Reproduzo um pequeno trecho de um e-mail enviado pelo Josh:

“Roberto,
Muito obrigado pelo seu workshop para nós. Todo mundo gostou demais. Também, muito obrigado pelas sementes!
Josh Dekaney
Affiliate Artist of Percussion
Syracuse University”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *