Workshops

WORKSHOPS – PROPOSTA

A proposta de Oficinas do Ateliê Construindo o Som é centrada no trabalho com reuso de materiais, visando a aplicação prática do conceito de sustentabilidade.

O Ateliê Construindo o Som existe desde 1979 e produz instrumentos sofisticados, mas essa vertente prevê o aproveitamento do excedente e dos materiais descartados pela sociedade de consumo. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de experiências com oficinas e outras ações socioeducativas implementadas em cooperativas de catadores, escolas públicas e centros comunitários.

Conceito
Som Sustentável!

Além do Reaproveitamento dos resíduos, precisamos estimular uma prática voltada para a Redução do consumo, evitando produtos que não agregam nenhum benefício e, ao contrário, comprometem a nossa saúde. A Reciclagem, terceiro “R” nesse ciclo, é um processo a ser implementado pelas indústrias, o que, aliás, demanda também altos custos e grande consumo de energia e recursos. O ser humano precisa urgentemente buscar coerência, assumindo uma postura mais consciente, mais sustentável diante do complexo quadro que se apresenta na atualidade, visando o seu próprio futuro. Não se trata apenas de “poupar” o planeta, a natureza, mas colaborar ativamente na evolução da vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prática
Propomos a realização de oficinas de confecção de instrumentos a partir da reutilização de materiais. Após a conclusão, os participantes estarão capacitados para construir e criar objetos sonoros a partir do domínio das técnicas de produção sonora. Os principais materiais empregados tem sido a cola branca, papel/papelão, garrafas pet, barricas, películas de radiografia, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACESSE O DOCUMENTO EM PDF

A partir dos resultados obtidos em nossas oficinas, foram desenvolvidos protótipos de instrumentos percussivos com base no reuso de materiais, alcançando bom nível de eficácia, tanto na forma, quanto no resultado acústico.

PARA CONHECER ALGUNS DESSES PROTÓTIPOS, CLIQUE AQUI, E AQUI .