Instrumentos Musicais com Materiais Reutilizados

Como um dos desdobramentos do trabalho desenvolvido por Roberto Luis Castro em 2010 na comunidade de Vila América (Engenho Velho de Brotas) através do Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE, (*) surgiu um convite da professora Bia Simon da UNEB, para que o músico se envolvesse em um projeto em curso naquela Universidade. O projeto tinha a proposta de atender às demandas da Escola de Música Tocando Ciranda, da extinta Cooperativa Amigos do Planeta – Portão/Lauro de Freitas, visando a criação de protótipos de objetos sonoros com materiais descartados.
Foi realizada uma visita dos alunos da classe de Design de Produto, do Curso de Desenho Industrial ao Ateliê Construindo o Som, com o objetivo de conhecerem um espaço de fabricação de instrumentos musicais. Durante a visita, Roberto apresentou uma breve explanação de alguns vídeos, sites e bibliografia, propondo em seguida uma experimentação com instrumentos musicais do Ateliê.

(*) este trabalho teve todas as etapas registradas no blog Construindo o Som – Interações Estéticas)

Em seguida, Roberto Luis sugeriu o convite do artista plástico e arte-educador Ives Quaglia, que ministrou também uma palestra, apresentando seus trabalhos para a classe de Design de Produto.

Integração UNEB/Ives Quaglia/Construindo o Som/Tocando Ciranda

Workshop “Bandodipapel” com Ives Quaglia

O trabalho com os agentes culturais da Cooperativa e os alunos da Escola de Música Tocando Ciranda iniciou em 09 de abril de 2011, com estágio supervisionado da aluna Jacqueline Azevedo Lopes, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na disciplina Desenvolvimento do Projeto do Produto III, cujo desafio foi projetar instrumentos musicais com materiais descartados

LINHA DO TEMPO

Antecedentes do Projeto de Produção Instrumentos Musicais com Materiais Descartados: a parceria entre a Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem Amigos do Planeta e a UNEB  foi firmada no dia 12 de novembro, em reunião na Reitoria da universidade.

12/11/2010

http://www.uneb.br/2010/11/12/estudantes-de-desenho-industrial-vao-transformar-lixo-em-instrumentos-musicais/

30/11/2010
Workshop realizado no Ateliê Construindo o Som, no dia 30 de novembro de 2010. Presença da professora Bia Simon, do Curso de Desenho Industrial da UNEB, com seus alunos, e de representantes da Cooperativa Amigos do Planeta, incluindo o coordenador Manoel Basílio e a professora Maria Elisa Jampietro, da Escola de Música Tocando Ciranda (Portão, Lauro de Freitas).

14-12-2010
Palestra do professor Ives Quaglia para a classe da professora Bia Simon (Design de Produto, do Curso de Desenho Industrial), na UNEB.
Esta atividade visou a integração entre os alunos, a entidade a ser beneficiada com o projeto de criação/confecção de instrumentos a partir de materiais reutilizados (Escola de Música Tocando Ciranda – Portão, Lauro de Freitas) e alguns voluntários, como o educador e artista plástico Ives Quaglia e nós, do Ateliê Construindo o Som.

09/04/2011
Início do estágio supervisionado da aluna de Design da Universidade do Estado da Bahia Jacqueline Azevedo Lopes, como parte da disciplina Desenvolvimento do Projeto do Produto III, visando projetar e construir instrumentos musicais com materiais recicláveis para atender a uma necessidade colocada pela Cooperativa.

16/04/2011
Oficina de Confecção de Kabuletês com Material Reutilizado
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Curso de Design Industrial, sob a orientação da profª Bia Simon, atendendo a crianças e jovens do projeto “Tocando Ciranda”, implementado pela Cooperativa Amigos do Planeta (Portão, Lauro de Freitas) em parceria com a UNEB, Ateliê Construindo o Som e educadores voluntários, como a profª Maria Elisa Jampietro.

Nessa etapa, foram construídos kabuletês a partir de embalagens de leite tipo Tetrapak, cabos de vassoura e outros materiais, seguindo-se o trabalho de decoração, utilizando a técnica de papietagem (empapelamento).

http://construindoosom.blogspot.com.br/2011/04/kabulete-com-material-reutilizado.html

30/04/2011
Continuidade da oficina de construção do instrumento musical Kabuletê, com as crianças da Escola de Música Tocando Ciranda. Para esta atividade, o professor Roberto Luis preparou uma apresentação audiovisual sobre a origem dos instrumentos da família do Kabuletê, mostrando as raízes orientais deste objeto.
Neste dia, houve a presença e a participação de Augusto Leal, que apresentou para os presentes o projeto da biblioteca móvel com o suporte em bicicleta inteiramente construída com conexões de PVC.

http://construindoosom.blogspot.com/2011/04/damaru-den-den-taiko-kabulete.html

5826Roberto Luis e as crianças e jovens nas oficinas de confecção de instrumentos

08/02/2011
Desenvolvimento de Instrumentos Musicais com Material Descartado: Resultados Parciais
Os estudantes da disciplina Desenvolvimento do Projeto do Produto III, da UNEB, realizam a apresentação dos resultados parciais da temática “Desenvolvimento de Instrumentos Musicais com Material Descartado”, visando beneficiar a Escola de Música Tocando Ciranda, da Cooperativa Amigos do Planeta (Portão, Lauro de Freitas).
Em março, haverá a apresentação final e uma exposição dos projetos dos instrumentos e seus respectivos protótipos.

01/03/2011
Instrumentos Musicais com Materiais Descartados – Projetos Desenvolvidos
Apresentação dos resultados da disciplina Desenvolvimento do Projeto Produto III (2010.2) para atender a Cooperativa Amigos do Planeta e sua escola de música Tocando Ciranda.
Dia: 01 de março (terça-feira)
Hora: 8H
Local: Auditório do Prédio 14 – UNEB/CAMPUS I
Profª Bia Simon

21/05/2011
Oficinas de Confecção de Pandeiro com Material Reutilizado
Pandeiro de soalhas ou platinelas todo feito com material descartado: lata de alumínio, cabo de vassoura, clip de prender papel, papel e cola.
Oficina orientada pela aluna Jacqueline Lopes/UNEB

24/05/2011
Oficina de Confecção do Udu (Moringa) – Primeira Etapa
Oficinas de confecção de instrumentos musicais com materiais descartados: início da confecção do Udu ou Moringa, instrumento percussivo originário da Nigéria.
A técnica utilizada segue o modelo criado por Ives Quaglia, a partir de bola de borracha, papel e cola.

PRODUÇÕES  DOS ALUNOS DE DESIGN PARA O PROJETO SOCIAL TOCANDO CIRANDA
Como parte do trabalho das equipes da professora Bia Simon, da disciplina Desenvolvimento do Projeto Produto III (2010.2) do Curso de Design da UNEB, foi produzido um vídeo clip, buscando proporcionar maior visibilidade às ações sociais da Cooperativa Amigos do Planeta, que desenvolve o projeto Tocando Ciranda, com crianças e jovens da comunidade de Portão, Lauro de Freitas – BA.
Em paralelo, outras equipes desenvolveram protótipos de instrumentos musicais, aproveitando materiais descartados, que foram construídos com as crianças, sob a orientação dos estudantes de Design.
O Ateliê Construindo o Som acompanhou todas as etapas desse trabalho, em produtiva parceria.
Link e créditos do Vídeo:
Apoio: UNEB (WEB TV UNEB)
Realização: Antonio Bruno, Kim Lira, Lucas Lima e Paulo Victor.

http://www.youtube.com/watch?v=LVemWQ-gm0w

CONTINUIDADE
O estágio de curso da professora Jacqueline foi de grande validade para os alunos da Escola de Música Tocando Ciranda, tendo também servido para estimular o interesse de uma das cooperadas, que continuou experimentando com alguns modelos de instrumentos, e produzindo diversas unidades.

kabuletê-redondoKabuletê e mini-ganzás, confeccionados com reuso de materiais descartados

 

Modelo de Udu (vaso de percussão) confeccionado em papel,
segundo a técnica desenvolvida pelo artista plástico Ives Quaglia.

2012:

A partir de 2012, Roberto Luis Castro deu continuidade à parceria, realizando atividades aos sábados com os alunos da Escola de Música, alternadamente com a professora Maria Elisa e o professor Numinho, tendo esse último posteriormente se afastado para trabalhar em outro país.


No segundo semestre de 2012, foram construídos diversos modelos de instrumentos com materiais reutilizados, sob a orientação de Roberto Luis Castro e com a participação e a colaboração de algumas cooperadas e alguns jovens, familiares de cooperados.

Timbau confeccionado com reuso de materiais descartados.
Trabalho com a consultoria de Roberto Luis Castro (Ateliê Construindo o Som).

 

paus-de-chuva-600Paus de chuva confeccionados com reuso de materiais descartados

 

 

paus-de-chuva-det

Os protótipos receberam decoração com aplicação da logomarca da cooperativa

 

2013:

ESTÁGIO ATUAL

Essa etapa de experimentação serviu para consolidar a idéia de produzir instrumentos para uso na Escola de Música e para comercialização, com vistas à geração de renda para os cooperados.

Para tanto, tornar-se-ia necessária a implantação de uma Unidade Produtiva de Fabricação de Instrumentos Musicais com Materiais Descartados.

Timba confeccionada com reuso de materiais descartados.

 

A Marimba de Pet foi uma das contribuições do Ateliê Construindo o Som ao projeto de produção de instrumentos musicais com reuso de materiais descartados. Somando as colaborações do artesão de instrumentos Márcio Vieira, dos alunos de Design da UNEB e com a assessoria de Roberto Luis, foi desenvolvido este instrumento que tem seu maior  referencial na marimba de arco africana.

marimba-pet-960A marimba de garrafas pet

 

certificadoCertificação de parceria da instituição conferida ao Ateliê Construindo o Som

Leia também o post na Galeria:

Instrumentos Musicais Sustentáveis

6 comments on “Instrumentos Musicais com Materiais Reutilizados

    • Sim, Erika. Aceitamos convite para ministrar oficinas de confecção de instrumentos musicais sustentáveis a partir das técnicas de reuso de materiais. Se tiver interesse, comente aqui mesmo, ou envie mensagem através do formulário de contato deste site, informando seu e-mail,que lhe daremos maiores informações. Grato.

  1. isso é simplesmente demais, gostaria de poder aprender sobre construção desses instrumentos. é justo e democrático, que se possa ter um instrumento tão bacana através de recicláveis.

    • Olá, Gustavo. Obrigado pelo comentário. Ministramos oficinas de confecção de instrumentos musicais sustentáveis a partir das técnicas de reuso de materiais. Se tiver interesse, comente aqui mesmo, ou envie mensagem através do formulário de contato deste site, informando seu e-mail,que lhe daremos maiores informações. Grato.

1 Pings/Trackbacks para "Instrumentos Musicais com Materiais Reutilizados"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *