Humarimba:
Um Novo Recurso na Educação Musical

humarimba-topo

UMA MARIMBA SUSPENSA “ENTRE HUMANOS”

A Humarimba* é um xilofone simples, suspenso pela cintura, que admite dois ou mais executantes. Sua configuração, completamente inédita, possibilita a prática simultânea de música e movimento rítmico.

humarimba-aula_800

HUMARIMBAS CONSTRUINDO O SOM

Confeccionadas em madeira de lei, com acabamento natural ou em verniz base água, as Humarimbas* produzidas pelo Ateliê Construindo o Som possuem dois tipos básicos de afinação: Diatônica e Pentatônica.
O segundo tipo pode incluir um modelo afinado pelas teclas pretas do piano, que viria complementar uma escala cromática, usado em conjunto com um modelo diatônico. Além disso, ao trabalhar com instrumentos como melódicas ou teclados eletrônicos, o professor poderá propor aos alunos tocarem ou improvisarem estruturas melódicas usando apenas as ‘teclas pretas’.
A customização permite a opção de Humarimbas decoradas, que podem ser produzidas sob encomenda, mas normalmente sugerimos que a decoração seja feita pelos próprios participantes das oficinas.

humarimba6

humarimba8

humarimba7

(Solicite nossa orientação sobre os materiais e processos mais adequados).

Para encomendar Humarimbas produzidas no Ateliê Construindo o Som, visite a nossa Loja Online:

https://www.construindoosom.com.br/humarimba.htm

Fotos e vídeos exemplificando a utilização da Humarimba podem ser vistos em nosso canal YouTube e no blog:

http://culturadigital.br/construindoosom/oficinas/humarimba/

POR UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Usamos madeiras certificadas. Não incentivamos o desmatamento nem o uso indiscriminado dos recursos naturais, sob quaisquer pretextos. “A Terra é a nossa casa, é para estimar” (Jos Wuytack).

humarimbas_marimba-de-arco_foto_ricardo-pamfilio
Humarimbas decoradas e a Marimba de Arco reconstituída
Foto: Ricardo Pamfilio

Baixe o folheto de lançamento das Humarimbas do Ateliê Construindo o Som: https://www.construindoosom.com.br/humarimba.pdf

Oficinas de construção realizadas de março a junho de 2010 no Espaço Cultural Pierre Verger, em Salvador. O material completo pode ser visto no blog do projeto: http://culturadigital.br/construindoosom/

humarimba-colorida3
Humarimba construída e decorada nas oficinas.
Foto: Roberto Luis

A Humarimba é um instrumento desenvolvido pelo australiano Linsey Pollak em 1989, buscando eliminar as dificuldades representadas pela moldura e pelas câmaras de ressonância, na construção das marimbas. O principal atrativo do instrumento é poder ser tocado por duas ou três pessoas simultaneamente, sendo as teclas, simplesmente distendias por cordas, fixadas na cintura de dois executantes. Daí o nome Humarimba, “uma marimba tensionada entre dois humanos”, ou seja: marimba humana. É imperativo lembrar que na África, como na América Central e México, é comum a prática de dois ou mais executantes para um mesmo instrumento.

* A Humarimba foi idealizada pelo músico australiano Linsey Pollak, em 1988.

https://www.construindoosom.org/linsey-pollak/

Saiba mais sobre seu trabalho no site:  http://www.linseypollak.com

A HUMARIMBA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.