HARRY PARTCH

Harry Partch – 1901/1974 (EUA)

harry-partch-207

OS ORIGINAIS XILOFONES DE HARRY PARTCH

harry-partch-pb

Compositor norte-americano (melhor seria definí-lo como um multi-facetado teórico e trabalhador das artes), Harry Partch foi mais um inquieto que perseguiu a construção de instrumentos como forma de obter novas sonoridades para a música que concebia, também ela inspirada em motivos não convencionais.
Ao longo da sua vida, criou e construiu dezenas de instrumentos, de cordas, teclados e percussão, desenvolvendo também um sistema alternativo de afinação* e de notação para expressar as suas idéias musicais.

Focalizaremos aqui o seu trabalho com os xilofones, que como os demais instrumentos por ele elaborados, tiveram réplicas construídas por seguidores e admiradores, aperfeiçoadas naquilo que era possível e necessário.

* Partch trabalhou com a afinação justa, dividindo a oitava em 43 intervalos de microtons.

XILOFONES VIRTUAIS
Clique aqui para interagir com alguns dos instrumentos de
Harry Partch através de aplicativos em Flash (site em inglês).
I. Bass Marimba, 1950
Partch e sua ‘Marimba Baixo’ de 11 Teclas, com extensão do Dó grave (cello) ao Sí bemol abaixo do Dó central, afinação aproximada.

Bass Marimba, visão do espectador

harry-partch_bass-marimba-150

harry-partch_bass-marimba-150a

Bass Marimba, visão do executante

II. Marimba Eroica, 1951-1955

harry-partch_eroica

Partch e a ‘Marimba Eroica’. Quatro notas, com extensão que abrange do Fá abaixo do Lá mais grave do piano, passando pelo Dó mais grave do piano, seguido do Mi mais grave e da nota uma oitava acima do Lá mais grave (alturas aproximadas).

harry-partch_marimba-eroica

Os 4 módulos da Marimba Eroica, vendo-se o mecanismo de ajuste
fino de afinação nas caixas de ressonância.

big_bassmarimba352
Uma imagem mais recente da Marimba Eroica original

III. Diamond Marimba, 1946.

harry-partch_diamond-marimba

A ‘Marimba Diamante’ possui 36 teclas, com extensão de 3 oitavas a partir do Dó# acima do Dó central (afinação aproximada). As teclas são de Jacarandá e de “Pau-Pernambuco” (Pau-Brasil) e os ressoadores de Bambu, todo este material proveniente do Brasil.

harry-partch_diamond-marimba-279

harry-partch_diamond_marimba_labeled

Demonstração da altura de cada uma das 36 teclas, de acordo com o sistema de afinação justa utilizado por Partch em seus instrumentos.
[Clique aqui para mais detalhes da afinação da Diamond Marimba].
IV. Quadrangularis Reversum, 1965.

harry-partch_quadrangularis

RÉPLICAS DOS INSTRUMENTOS DE HARRY PARTCH

1. Bass Marimba

harry-partch_bass-marimba-270

 


Bass Marimba (Réplica)

2. Diamond Marimba

harry-partch_diamond-marimba-chrysalis

Diamond Marimba
Réplica construída por Cris Forster (Chrysalis-Foundation) entre 1978-1989.

Ver também a Marimba Baixo construída por Cris Forster:

http://www.chrysalis-foundation.org/bass_marimba.htm

harry-partchy_mpr7

Diamond Marimba: outra réplica

harry-partch_diamond-marimba-226
Diamond Marimba (Mais uma réplica: Newband Instrumentarium).

3. Quadrangularis Reversum

harry-partch_quadrangularis-replica
Réplica construída por by Philip Blackburn, 1981.

Harry-Partch-Quadrangularis-Institute-400
Quadrangularis Reversum no Instituto Harry Partch

harry-partch_quadrangularis-play
Partch executando o Quadrangularis reversum

harry-partch_concert-instruments400
Concerto com o instrumental criado e construído por Harry Partch
(clique na imagem para visualizar em maior resolução)

bass-marimba-concert400
A réplica da Marimba-Baixo em ação, com dois executantes.
(clique na imagem para visualizar em maior resolução)

XILOFONES VIRTUAIS

Vamos tocar?

Ao final desta seção, há o link para o site com aplicações em Flash que permitem tocar versões virtuais de diversos dos instrumentos de Harry Partch.
I. Bass Marimba

harry-partch_bass_play
Use as teclas indicadas em branco no gráfico para acionar o instrumento (dependendo do tipo de teclado pequenas variações podem ocorrer na configuração).
(O gráfico no canto inferior à esquerda mostra a altura dos tons de cada uma das teclas)
II. Marimba Eroica

harry-partch_eroica_play

Use as teclas indicadas em branco no gráfico para acionar o instrumento (dependendo do tipo de teclado pequenas variações podem ocorrer na configuração. Use também as teclas 6 e 7).

(O gráfico no canto inferior à esquerda mostra a altura dos tons de cada uma das teclas)

III. Diamond Marimba

harry-partch_diamond-marimba-play

Use o mouse para clicar sobre as teclas da marimba e/ou as teclas indicadas em branco no gráfico para acionar o instrumento (dependendo do tipo de teclado pequenas variações podem ocorrer na configuração).
IV. Quadrangularis Reversum

harry-partch_quad-play

Use o mouse para clicar sobre as teclas da marimba e/ou as teclas indicadas em branco no gráfico para acionar o instrumento (dependendo do tipo de teclado pequenas variações podem ocorrer na configuração).

http://musicmavericks.publicradio.org/features/feature_partch.html

Fontes de Pesquisa:
http://search.publicradio.org/mavericks/
query.html?col=apm&qc=apm&qp=site:
musicmavericks.publicradio.org&rf=1&qt=harry+partch&x=8&y=0 http://musicmavericks.publicradio.org/features/feature_partch.html
http://www.harrypartch.com/
http://www.anaphoria.com/musinst.html
http://www.corporeal.com/instbro/instintr.html
http://www.corporeal.com/art_inst/showinst/inst97.html
http://www.newband.org
http://www.chrysalis-foundation.org
http://www.organicdesign.org/peterson/tuning/index.html

A Música de Harry Partch

http://youtu.be/mOHBqFevy0k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *